GM Yago Santiago confirmado!
Mesmo tendo aprendido a jogar com 7 anos de idade, com seu pai, o jornalista Vandeck Santiago, Yago teve um começo de carreira diferente dos outros grandes jogadores do Brasil. Habitualmente, é normal um atleta fazer carreira nos torneios de base e então despontar no cenário nacional com grandes atuações. Com Yago foi diferente, suas principais competições quando criança foram nos arredores de Pernambuco. Talvez devido a questão logística/financeira, não era comum ver o talentoso pernambucano nos campeonatos nacionais de categoria. Seu primeiro resultado expressivo foi o Vicecampeonato pernambucano Absoluto, em 2007. Com apenas 15 anos de idade, Yago fez 9 pontos em 12 possíveis, sendo o único a derrotar o então Campeão Vinícius Tiné Martins. Para muitos, a idade parecia um empecilho para o jovem talento buscar as titulações da Federação Internacional, porém Yago seguiu sua escalada e ainda em 2007 classificou-se à Final do Campeonato Brasileiro Absoluto, após um ótimo terceiro lugar na Semifinal disputada em Recife.
Foi nessa época em que Yago decidiu que seguiria a carreira como enxadrista. Em 2009 o pernambucano conquistou o título de Mestre Fide, quando saltou de 2274 para 2327 no ranking da FIDE, após vencer o Memorial Antonio Sampaio, ser 4º colocado no Aberto do Brasil Cidade de Salvador e ser campeão do 1º Magistral do Recife. Já em 2012, Yago disputou seu único Brasileiro de categoria, quando foi 4º colocado no evento então vencido pelo então MI Evandro Amorim Barbosa. Doze dias após o fim do Brasileiro Juvenil, foi a vez de Yago celebrar o título de Mestre Internacional, após o Vice-campeonato no Sulamericano disputado em Asunción, capital do Paraguai, onde teve uma excepcional recuperação e venceu 7 partidas consecutivas após ter sofrido revés nas duas primeiras rodadas da competição.
No ano de 2013, Yago conquistou sua primeira norma de GM ao vencer o torneio Magistral Villa Martelli, na Argentina, com desempenho de 6,5/10. A segunda norma veio em 2015, no 1º Torneio Aberto Internacional da Patagônia, onde o pernambucano venceu 6 partidas e empatou 3, saindo invicto da competição. No ano seguinte, veio a terceira e definitiva norma de Grande Mestre, novamente em um torneio na Argentina (os hermanos tremem quando veem o brasileiro no salão), e com 6,5/9, Yago foi Vice-campeão, fazendo dobradinha com o brasileiro Renato Quintiliano, que também conquistou uma norma de GM no referido torneio. Em 2017, após alcançar os 2501 pontos de rating na lista do mês de agosto, Yago pode comemorar o sonhado título de Grande Mestre.
Yago de Moura Santiago seguiu tendo resultados expressivos tanto em torneios nacionais quanto internacionais, e no ano de 2022 conquistou sua melhor posição na Final do Brasileiro Absoluto disputada em Recife, sua terra natal. Invicto com 9 pontos em 11 possíveis, foi Vice-campeão atrás apenas de Alexandr Fier, que fez 9,5. Atualmente, o brasileiro tem 2471 pontos de rating Fide, e seu auge foi de 2513, em julho do ano passado. O pernambucano ainda não disputou nenhuma Olimpíada representando o Brasil, porém vem em franco crescimento e promete entrar na briga por uma vaga no próximo ciclo olímpico.
E aí, vai perder a chance de ver essa estrela do xadrez brasileiro ao vivo? Se inscreva no Rio Chess Open e garanta a possibilidade de acompanhar essa fera de perto – e por que não – jogar com ele!